Curso de Capacitação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, “ODS 4; O Desenvolvimento Sustentável 4”.

Representando a Secretaria de Educação e Cultura de Cândido Mota, estiveram em São Paulo, na terça-feira, dia 29, o Secretário de Educação e Cultura Celso Josepetti e o Supervisor de Ensino Municipal Claudio Viccioli, onde participaram do curso de capacitação organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo com o evento “Semear Educação” – Tendo como objetivo; “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Estavam presentes vários educadores, entre eles o presidente da UNDIME Luiz Miguel representando o estado de São Paulo fez sua fala sobre os desafios e os caminhos a serem percorridos até 2030 para a educação brasileira e Alexandre Schneider, secretário de Educação de São Paulo que fez colocações valiosas sobre educação no estado de São Paulo.

Os representantes do Tribunal de Contas apresentaram o Observatório do Futuro que é um núcleo de monitoramento do avanço dos objetivos do desenvolvimento sustentável, lançando o primeiro relatório “A Educação como Objetivo do Desenvolvimento Sustentável e Educação de Qualidade para Todos”, o documento foi baseado em dados coletados pelo IEGM – Índice de Efetividade da Gestão Municipal, através das fiscalizações ordenadas.

O Observatório do Futuro vem estimulando o debate sobre a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS – nas 644 cidades que fiscaliza e no governo paulista. A idéia é sensibilizar administradores em relação a temas considerados centrais para um desenvolvimento sustentável, baseado em crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.

A cartilha orienta os gestores municipais no sentido que o futuro é o presente que estamos vivendo e construindo através de nossa conduta, faz toda diferença na educação e o aluno é peça fundamental em todo o processo. A educação infantil tem um papel de suma importância neste processo de aprimoramento das metas traçadas no Plano Nacional da Educação.

Na oportunidade, o Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares da Silva, relatou a situação da educação pública no estado mostrando o interesse e necessidade de aprimorar as parcerias com as prefeituras, através de cursos de capacitação docente para o aprimoramento das práticas educacionais que facilitarão atingir as metas do Observatório do Futuro (ODS 4).

O supervisor de ensino Claudio Viccioli disse que: “a capacitação de gestores da educação em orientações técnicas referentes as metas educacionais, com acompanhamento do Tribunal de Contas é de grande importância para o avanço da nossa educação”.

O Secretário de Educação e Cultura Celso Josepetti por sua vez enfatizou as orientações técnicas que segundo ele: “facilita aos gestores e da maior segurança na tomada de decisões, sempre visando o aluno em primeiro plano da gestão”.

O prefeito Roberto Bueno falou da importância do município participar deste evento ressaltando que: “as orientações técnicas do Tribunal de Contas e a Cartilha do Observatório do Futuro sobre a Educação como um objetivo do Desenvolvimento Sustentável, mostra o caminho que os gestores municipais têm que acompanhar para atingir as metas ate 2030 em busca de uma educação de qualidade para todos que é o que buscamos a todo o momento”.