Tarumã implanta frequência escolar com reconhecimento facial

Escolas Municipais de Tarumã terão a frequência escolar controlada por reconhecimento facial a partir de 2018. Com a implantação do sistema, todos os estudantes das Escolas Municipais “José Ozório de Oliveira”, “Maria Antônia Benelli”, “José Rodrigues dos Santos” e “Gilberto Lex” serão cadastrados. O processo prevê a inclusão de foto e número de telefone celular dos pais ou responsáveis e assim que o aluno entrar na unidade escolar, deverá se aproximar do equipamento e o rosto será reconhecido por sensores tridimensionais e, com isso, a presença vai ser automaticamente registrada.

Após tolerância de meia hora, caso o estudante não compareça, o sistema automaticamente enviará um alerta aos pais ou responsáveis, via SMS. Também haverá comunicação direta com o Conselho Tutelar após faltas consecutivas e sem justificativas.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo ressalta que, com o novo sistema, os professores não mais precisarão realizar chamada oral, aproveitando assim melhor o tempo para o Ensino. A ferramenta é composta também por um software que transversaliza as informações com o sistema do Bolsa Família, permitindo maior controle no processo.

Além disso, destaca-se também a melhoria no gerenciamento das unidades, em aspectos como a sustentabilidade e a economia dos gastos, devido à redução no desperdício de alimentação escolar e consumo de papel.