Atual diretoria do IMESA da FEMA completa três anos

A direção do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), daFundação Educacional do Município de Assis (FEMA), completa mais um anosob a gestão do professor mestre Gerson José Beneli e do professor doutorAlex Poletto, no dia 22 de agosto de 2021. São três anos de grandes açõesmobilizadoras e realizações institucionais pedagógicas que enriqueceramainda mais a vida cotidiana da FEMA.

De acordo com o professor Gerson, o último ano “foi um período de grandesdesafios, principalmente em razão da pandemia da covid-19. Tivemos queenfrentar, de uma hora para outra, a dificuldade de adequar as nossasaulas presenciais em aulas remotas para todas as turmas de todos oscursos. Mas em pouco mais de uma semana, com a ajuda talentosa deprofissionais competentes do CEPEIN, o Centro de Pesquisa em Informática,conseguimos transformar as nossas aulas presenciais em remotas, pelaPlataforma Teams, atendendo a 100% de todos os nossos alunos”, falaBeneli.

As principais conquistas deste último ano de gestão foi a consolidação dasaulas remotas, iniciadas ainda em março de 2020, através da plataformaTeams, que tem tido grande êxito entre os alunos e professores. Oplanejamento e a criação de projetos de novos cursos de graduação epós-graduação, aprovados pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), como éo caso dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo – oprimeiro, já entra no próximo vestibular e o segundo está na fase final deaprovação. “Também encaminhamos o projeto do Curso de Educação Física, nasmodalidades de bacharelado e licenciatura e Pedagogia (EAD), já emtramitação no CEE. Também obtivemos a aprovação dos cursos dePós-Graduação em Tecnologia da Informação, Enfermagem e Direito. Outrodesafio enfrentado foi o encaminhamento do Plano de Carreira dos Docentesda FEMA, um sonho antigo de todos os professores. Ainda neste anopretendemos encaminhar ao CEE o projeto para a transformação em CentroUniversitário, que dará um novo status à Instituição e que permitirá umaautonomia maior para a criação de novos cursos, implantando-os maisrapidamente”, explica o diretor acadêmico.

Para Alex Poletto, vice-diretor acadêmico, “chegamos a três anos demandato, com muito trabalho, muitas mudanças e muitas realizaçõesacadêmicas. Elaboramos o PDI, Plano de Desenvolvimento Institucional, paraos próximos cinco anos. Implantamos as Bibliotecas Digitais, com acessoindividual e exclusivo aos nossos alunos e professores. Criamos os NDE,Núcleos Docentes Estruturantes, essenciais para atualizações e renovaçõesdos cursos. Oferecemos treinamentos da metodologia de Ensino à Distância,bem como aperfeiçoamentos no uso de recursos das ferramentas Moodle eTeams, por meio do Núcleo EaD e do CEPEIN, Centro de Pesquisas emInformática. Criamos a modalidade eletrônica e digital da RevistaINTELECTO. Ampliamos as bolsas de Iniciação Científica. Disponibilizamosaos nossos alunos e professores um espaço de inovação, o Hub Inova FEMA.Criamos e ampliamos o Núcleo EaD, que auxilia nossos coordenadores decursos na inclusão de disciplinas no formato à distância. Ampliamos oprojeto FEMA Robótica para os municípios de Tarumã e Florínea, que temdado bons frutos. Solicitamos anualmente aos coordenadores e ao NDE,atualizações em todos os nossos cursos e a inclusão de inovações, nosentido de atender a demanda do mercado de trabalho. Realizamos açõessociais junto aos Projetos FEMA Cidadania, FEMA Rondon, dentre outros, pormeio de nossos cursos.  Enfim, foram três anos muito produtivos, decomprometimento, crescimento e avanço de nossa instituição em todas asfrentes, sempre com apoio incansável de nossos excelentes times decoordenadores, professores, colaboradores. Após 33 anos de existência doIMESA, acreditamos que estamos prontos e que chegou o momento desolicitar, junto ao CEE-SP, o pedido de transformação do IMESA/FEMA em umCentro Universitário. Parabéns a todos, em especial aos nossos alunos, queacreditaram em nossa Instituição”, finaliza Poletto.

Outro marco histórico para este ano de 2021 é a colação de grau daprimeira turma do Curso de Medicina, “teremos os primeiros médicosformados em Assis pelo IMESA/FEMA. Isto nos enche de orgulho! Para opróximo ano esperamos seriamente o retorno das aulas presenciais, desdeque tenhamos segurança de saúde para os nossos alunos e professores”,comemora Beneli. Além disso, é esperado para o próximo ano oencaminhamento de outros projetos para novos cursos, como o da EngenhariaAgronômica, que já está em fase final de estudos. “Com isto, mantemos oIMESA/FEMA sempre pensando em inovar e criar novos cursos, para atenderuma demanda enorme de alunos da nossa região”, finaliza o Diretor GersonJosé Beneli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *