Ambulatório de Fisioterapia Pós-Covid da FEMA completa 1 mês de atendimento

Desde o dia 07 de julho de 2021, alunos do 4º ano do curso de Fisioterapiada Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) estão realizandoatendimentos no Ambulatório de Atenção à Pacientes com Sequelas deCovid-19, que tem como objetivo atender à demanda em saúde do município,prestando atendimento à comunidade de maneira continuada, preparandotambém os alunos do curso de Fisioterapia da instituição para que setornem profissionais de saúde atentos às necessidades da população,estabelecendo os pacientes do SUS na centralidade do processo de atenção epromoção da saúde.

Segundo Maria Eulália Baleotti, professora e coordenadora do curso deFisioterapia, “a FEMA sempre está envolvida e preocupada com as questõesque envolvem a saúde da população e, diante dessa pandemia, doacometimento extenso dessa patologia nos munícipes de Assis e região, aFisioterapia da FEMA criou um protocolo de atendimento, com base em umestudo extenso feito com as publicações mais atuais sobre a doença e suassequelas prováveis e, baseados nesses estudos, nós montamos uma fichaavaliação do paciente, em que constatamos quais são as limitaçõesfuncionais que ficaram instaladas nos pacientes após o covid e, emseguida, treinamos nossos estudantes do 4º ano para avaliar essespacientes, seguindo um protocolo de intervenção que é individualizado como objetivo de prestar atendimento e diminuir o sofrimento dessas pessoasque foram acometidas por essa doença”, conta a coordenadora.

Cássia Regina Saade Pacheco, professora do curso de Fisioterapia da FEMA,explica que “a preocupação do curso, da coordenação junto ao corpodocente, sempre foi trazer o melhor para o desempenho dos alunos, unindoteoria e prática, para que eles se tornem bons profissionais. E, é algoessencial a colocação do aluno dentro dessa experiência prática junto dapopulação. O Ambulatório Pós-Covid da Fisioterapia da FEMA é algoimportantíssimo, onde nossos alunos têm tido a oportunidade de trazer paraa população toda a riqueza do seu aprendizado, de uma forma que nós unimosos serviços de saúde pública e o serviço de educação em fisioterapia. E,as respostas que nós temos obtido são maravilhosas, de alunoscomprometidos, já com um perfil profissional, em um cenário real, em que apopulação é beneficiada acima de tudo”, fala a professora, que é uma dassupervisoras do ambulatório.

O atendimento no Ambulatório Pós-Covid da Fisioterapia da FEMA não temcusto algum para a população, “a intenção do curso de fisioterapia érealmente devolver funcionalidade. Os pacientes têm vindo através daSecretaria Municipal de Saúde de Assis, encaminhados por outrosprofissionais de saúde que atendem na Atenção Básica do município”,explica Maria Eulália. “O critério para o agendamento é a urgência. Semprevamos priorizar aquele paciente que precisa mais. Nós temos tido muitobons resultados, os pacientes chegam, a gente faz uma avaliação criteriosae, através dessa avaliação, nós conseguimos individualizar asintervenções, que são acompanhadas diariamente por dois alunos e por doisprofessores do curso”. Para fazer o seu agendamento no AmbulatórioPós-Covid da Fisioterapia da FEMA, procure a Secretaria Municipal de Saúdeou a Unidade Básica de Saúde mais próxima e solicite o encaminhamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *