Filmes publicitários da campanha “Pra Frente, Pra FEMA” são premiados em importante festival

Não é de hoje que os cursos da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) costumam revelar grandes profissionais, o que se deve ao excelente corpo de professores que, com muito comprometimento, aliam sempre a teoria à prática do fazer propaganda, com emoção, senso crítico e responsabilidade social. E, na noite do dia 28 de abril de 2021, não foi diferente. Alunos da instituição, que fazem parte do Polo Audiovisual do Velho Oeste, – projeto criado em 2019 pela FEMA em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Oeste Cinema – tiveram suas peças publicitárias da campanha de Vestibular FEMA 2021 premiadas no FestVideo2021. A FEMA levou 1 troféu de Ouro na categoria “Craft” e 2 troféus de Prata nas categorias “Institucional de Serviço” e “Campanha”.

As categorias em que os vídeos concorreram foram “Campanha”,“Institucional de Serviço/Marca” e “Craft”. “É muito legal destacar o vídeo premiado, pois ele conta a história de uma menina trans que sofria bullying na escola durante a adolescência. Ela decide fazer faculdade na FEMA, se forma e logo depois volta à mesma escola onde sofreu discriminação agora como professora e as crianças à recebem com muito afeto e amor. É uma abordagem super atual, proposta pelos próprios alunos e contou com a atuação da Isa Tess, que é uma atriz, mulher trans, de Palmital”, conta Guilherme Xavier Ribeiro, Coordenador do Polo Audiovisual do Velho Oeste.

O segundo vídeo da campanha “Pra Frente, Pra FEMA”, estrelado por Afonso José e Marineide José, contava a história de um menino que, por conta da pandemia, estava ajudando financeiramente em casa vendendo nas ruas os doces que sua mãe fazia. Até que um dia ele vê um outdoor com a propaganda do vestibular da FEMA. Ele então se inscreve e começa a fazer o curso de Publicidade da instituição. Depois de se formar, o vídeo mostra ele projetando a marca dos doces da sua mãe e no final ele mostra para a mãe um outdoor com a marca dela no mesmo lugar em que ele viu a propaganda da FEMA. Esse vídeo ganhou a medalha de ouro na categoria Craft de melhor produção audiovisual.

Para Arildo Almeida, presidente da FEMA, os prêmios do FestVideo reforça ma potência do mercado criativo em Assis. “Este reconhecimento aponta novas alternativas para a economia local, que foi sempre baseada em comércio,agricultura e setor de serviços. Agora, Assis também tem esse viés criativo, juntando as agências e produtoras, organizadas em um ecossistema de produção audiovisual, através do Polo Audiovisual do Velho Oeste. Da mesma maneira que existem investimentos em um polo industrial, agora também há em um polo audiovisual, que renova a economia da cidade e de toda a região, afinal muitos profissionais são envolvidos na produção de vídeos”, fala Arildo.

O FestVideo é o evento mais importante da área de comunicação do interior do Brasil e um dos mais respeitados prêmios publicitários do país e tem como princípio reconhecer e premiar os trabalhos desenvolvidos regionalmente, além de incentivar os investimentos em talentos e tecnologia, visando o aperfeiçoamento da criatividade e da qualidade dos serviços técnicos das agências e produtoras do interior de todo o país.Realizado todos os anos na sede regional localizada na cidade de Ribeirão Preto (SP), a premiação de 2021 foi feita de maneira online, devido à pandemia.

O coordenador do Polo, Guilherme, também reforça a importância que os alunos da FEMA tiveram na concepção e produção da Campanha “Pra Frente,Pra FEMA”. “Assim que a Oeste foi acionada para produzir a campanha, nós nos reunimos e decidimos que seria uma boa ideia levar isso para os estagiários do Polo, pois eles consomem vídeo o tempo todo, são super familiarizados, aptos a assumirem mais responsabilidades na produção de um material comercial que fosse para TV e internet. Casou super bem a proposta de pegar os alunos da FEMA para falar com os novos alunos que viriam a inscrever no vestibular, pois a diferença de idade é menor e as pautas que eles levantam são parecidas, como por exemplo nos vídeos que foram premiados, a questão identitária é muito importante para eles e isso veio deles”, finaliza ele.

Os vídeos da Campanha “Pra Frente, Pra FEMA” estão disponíveis para visualização no instagram da FEMA e podem ser acessados através dos linkshttps://bit.ly/3gNLdYa e https://bit.ly/3nCw8tV.