Projeto em escola municipal de Tarumã promove a inclusão

O projeto “Ampliando Possibilidades de Aprendizagem e Construindo Novos Saberes” da professora Alva Valéria Moro Labs, realizado no dia 19 de agosto de 2019 com os alunos do 4ºAno B da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Gilberto Lex”, mostrou que é possível vincular a escola com a vida das crianças.

Segundo a professora, o projeto teve como objetivo quebrar paradigmas relacionados às pessoas com deficiência física, rompendo com as imagens que são construídas na cabeça das crianças e que, por muitas vezes, acabam impedindo que elas estabeleçam relacionamentos maduros e sustentáveis. “Projetos como estes incentivam não só a inclusão do deficiente físico, mas o respeito e a individualidade de cada um”, finaliza a professora Alva.

Esteve na aplicação do projeto a adolescente Leticia Wolke Effgen, que tem 14 anos e é cadeirante, que através da sua fala pode mostrar aos alunos os desafios enfrentados no cotidiano de uma cadeirante. Em um exercício de empatia, os alunos andaram de cadeiras de rodas e puderam vivenciar como é estar no lugar do outro.